top of page

disfunções da ATM

A Articulação TemporoMandibular (ATM) localizada entre a mandíbula e o osso temporal (um dos ossos do crânio) é responsável pelos movimentos da mandíbula, abertura, fechamento e lateralizações da boca. É através do movimento dessa articulação que falamos, mastigamos, bebemos, engolimos. Atividades fundamentais em nossa vida.

Assim como em outras articulações do corpo, a ATM pode apresentar alterações em seu movimento causando desconforto e, em alguns casos, estalidos, travamentos, dor orofacial, dores de cabeça, zumbidos.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Dica: Existem micro-movimentos dos ossos do crânio, da face e da mandíbula os quais podem estar prejudicados. A Terapia Craniossacral ajudará a liberar os movimentos desses ossos e articulações e devolvendo o movimento e eliminando possíveis lesões.

bruxismo / briquismo

Pessoas que apresentam bruxismo ou briquismo (ato de ranger ou apertar os dentes) permanecem por longos períodos contraindo a musculatura mastigatória o que causam aumento da tensão dos músculos responsáveis pelo fechamento da boca. Essa tensão desencadeia dores na mandíbula, na região temporal (acima das orelhas), dor em dentes. Muitas vezes, essas tensões podem gerar dores irradiadas para outros pontos da cabeça e face. 

Dica: Pode ser um sintoma psicossomático em que a Terapia Craniossacral pode ajudá-la.

casos clínicos

 

Aqui, serão descritos alguns casos clínicos que mais tem aparecido em meu consultório. São casos de disfunções musculares e articulares e dor.

Você poderá se encontrar em alguns deles e poderá ter uma noção do que é possível fazer com a Terapia Manual.

Não deixe para amanhã algo que você pode resolver hoje. Procure seu fisioterapeuta.

Cuide-se e deixe ser cuidado!

Disfunção da ATM - DTM

 

01. Dor em ATM (Articulação TemporoMandibular) direita ao mastigar precedida de dor no ouvido.

A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio e é responsável pelos movimentos da boca. Está localizada anterior ao ouvido. Sua disfunção é conhecida pela sigla DTM (Disfunção TemporoMandibular).

 

Paciente EMCL, 40 anos, feminino, professora universitária, casada com residência na cidade de Uberlândia, MG relatou início de dores na ATM direita, ao mastigar, há 03 dias antes dessa avaliação. Ao exame clínico, paciente referiu dores locais em ATM direita à palpação. Relatou que por volta de 2 meses antes procurou ajuda de um Otorrinolaringologista por sentir dores no ouvido direito o qual diagnosticou dor por tensão muscular. Ao questionar sobre outras dores que poderiam estar associadas, relatou cefaleia (dor de cabeça) em região temporal (lateral da cabeça). Há 07 anos teve um episódio de torcicolo que durou alguns dias. Já fez cirurgia de amigdalectomia e adenoidectomia. Frequentemente sente dores nos tornozelos e calcanhares, principalmente à direita e dores em ombros esquerdos.

A técnica de Terapia Craniossacral é feita a partir da diagnose e tratamento, por isso, todos os dias uma breve avaliação é feita para conhecer a Simetria, Qualidade, Amplitude e Frequência do ritmo craniossacral no corpo do paciente. Nesse caso, apesar de haver uma boa Qualidade e Frequência no ritmo craniossacral, era possível perceber uma assimetria e uma amplitude de movimento diferente entre o lado direito e o esquerdo, principalmente nos ossos temporal e mandibular da hemiface esquerda.

Uma alteração dos movimentos dos ossos, bloqueios articulares, tônus e trofismo muscular diferentes entre o lado direito e esquerdo podem causar disfunções articulares e resultarem em dor, estalidos, crepitações, zumbidos, labirintites, entre outras.

 

Tratamento: Foram realizadas 08 sessões de fisioterapia exclusivamente com técnicas da Terapia Craniossacral em um período de 65 dias na tentativa de estimular o organismo da paciente a se reorganizar e promover a autocura. As 06 primeiras sessões tiveram frequência semanal e as 02 últimas, quinzenais.

 

Resultados: As dores na ATM foram melhorando progressivamente, assim como as dores de ombro. As dores de tornozelo e calcanhares não tiveram melhora significativa. Após a quinta sessão, paciente referiu ter saído com dores de cabeça que duraram por volta de 10 horas. É explicado para os pacientes que com a aplicação das técnicas de Terapia Craniossacral, o corpo tentará se reorganizar, e no período de 48 horas muitas alterações sistêmicas podem ocorrer, como as dores de cabeça referida nesse caso. Após esse episódio de dor, EMCL relatou não ter sentido mais dores na ATM, nem mesmo ao comer alimentos mais duros. Na oitava sessão, paciente recebeu alta do tratamento por resolução do quadro clínico e orientado que se voltasse a sentir dores, que não demorasse a procurar ajuda para que a resolução fosse rápida.

Após dois meses paciente voltou ao meu consultório relatando que ao comer castanhas, voltou a sentir as dores em ATM direita. Foram realizadas 3 sessões de Terapia Craniossacral em 3 semanas e dado alta, novamente, por resolução do quadro clínico.

 

Esse caso elucida o cotidiano em meu consultório onde tenho ajudado pacientes na recuperação de DTM.

Briquismo

 

02. Este é outro caso clínico de paciente com Dor Referida proveniente de Bruxismo/Briquismo.

 

Paciente JBS, 26 anos, feminino, advogada, solteira, com residência na cidade de Uberlândia procurou  atendimento devido dores nos músculos masseter bilateral (principal músculo da mastigação, responsável pelo fechamento da boca). Relatou que sente esse desconforto muscular há vários meses e há 06 meses procurou ajuda em consultório odontológico para se tratar. Foi indicado uso de placa miorrelaxante e iniciou o uso há apenas 05 semanas. No início, sentiu melhoras, mas no dia desta avaliação estava sentindo dores como antes do tratamento. Sente dor em região frontal de face (supra-orbicular) e com menor frequência em região temporal bilateral. Possui apertamento dentário ao longo do dia (Briquismo), principalmente nos dias mais estressantes no trabalho. Não pratica atividades físicas.

 

Na palpação foi avaliado:

*dor e nódulos de tensão em mm. masseter bilaterais, trapézio superior esquerdo, pterigoideos bilateral;

*dor cervical em mm. pós-vertebrais e ECOM.

 

EAD (Escala Analógica da Dor) = 7 (não faz uso de medicamentos miorrelaxantes ou analgésicos)

Tratamento: Foram realizadas 12 sessões de Terapias Manuais. As primeiras 06 sessões foram realizadas com frequência de 02 sessões/semana. Na quinta sessão, a paciente referiu melhoras nas dores com EAD = 3. Foi orientado a paciente que iniciasse alguma atividade física que mais lhe agradasse. Ela optou pela musculação. As próximas 04 sessões tiveram uma frequência de 01 sessão/semana e as últimas 02 sessões tiveram intervalos de 15 dias entre as sessões.

 

Resultado: Na última sessão, a paciente referiu que de acordo com a EAD = 0,5 nos dias mais intensos no trabalho. A paciente recebeu alta do tratamento fisioterapêutico por resolução do quadro clínico. Depois de 05 meses de alta, paciente relata que ainda está fazendo atividades físicas e que tem estado bem e sem dores.

Agradeço pela confiança.

 

Se seu caso é parecido com este, compartilhe conosco ou agende uma sessão.

Coluna Lab - Fisioterapia, Quiropraxia e Pilates
Avenida Afonso Pena, 2400 - 38400-708 - Uberlândia, MG
Fone: (34) 99195-7532
© 2020 por FSMAlves

bottom of page